Artigo: saúde da mulher e a consulta preconcepção. Por: Fernanda Barboza

0

Olá, meus amigos da enfermagem brasileira! Nossa equipe do Gran Cursos Online está se empenhando para contribuir com a sua aprovação. Hoje vamos abordar um artigo sobre a saúde da mulher e, mais especificamente, sobre a consulta preconcepção. 

Nosso artigo usou como referência o Caderno de Atenção Básica número 32 do Ministério da Saúde, que tem como tema o Pré-natal.

Essa consulta é realizada pelo casal antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação, e constitui um instrumento importante na melhoria dos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil.

Ela diz respeito ao momento de adesão ao planejamento familiar, o que inclui a concepção e a contracepção, a anamnese e o exame físico, com exame ginecológico, além de alguns exames laboratoriais para definir o risco gestacional.

Resumo: consulta preconcepção

Avaliação de risco gestacional

Além de se realizar a história clínica objetiva, deve-se identificar situações de saúde que possam complicar a gravidez, como a diabetes pré-gestacional, a hipertensão, as cardiopatias, os distúrbios da tireoide e os processos infecciosos, incluindo as infecções sexualmente transmissíveis (IST).

O hábito de fumar e o uso de medicamentos, de álcool e de drogas ilícitas precisam ser verificados, e a futura gestante deve ser orientada quanto aos efeitos adversos associados.

Observe o que deve ser verificado em cada fase da avaliação:

História familiar: avaliação de doenças hereditárias; pré-eclâmpsia; hipertensão e diabetes.

História obstétrica: o número de gestações anteriores e de partos pré-termo; o intervalo entre os partos; o tipo de parto; o peso ao nascimento e as complicações das gestações anteriores, como abortamento, perdas fetais, hemorragias e malformações congênitas.

Dados importantes: Verificar PA, o peso e a altura.

Atenção aos pontos de corte do IMC das gestantes, pois são diferentes dos pontos da população padrão.

Exame clínico das mamas (ECM) e exame preventivo do câncer do colo do útero (uma vez ao ano e, após dois exames normais, a cada três anos, principalmente na faixa etária de risco, de 25 a 64 anos).

Orientações: preconcepção

  • Orientação nutricional: práticas alimentares saudáveis.

  • Orientações sobre os riscos do tabagismo e bebidas alcoólicas e outras drogas.

  • Orientações quanto ao uso de medicamentos (se necessário mantê-los, deve ser realizada a substituição destes por drogas com menores efeitos sobre o feto).

  • Avaliação das condições de trabalho, com orientação sobre os riscos nos casos de exposição a tóxicos ambientais.

1. (VUNESP/2013) A principal ação do ácido fólico é

a) facilitar a contração muscular.

b) prevenir malformações do tubo neural no concepto

c) contribuir na glicólise dos carboidratos.

d) retardar o processo de envelhecimento.

e) auxiliar no crescimento de ossos e dentes.

Comentário:

Letra b. O ácido fólico ajuda na formação do tubo neural, evitando as malformações, como a mielomeningocele.

2. (COMPERVE/UFRN/2011) A medicação que deve ser administrada no período pré-gestacional para a prevenção de defeitos congênitos do tubo neural é

a) sulfato ferroso.

b) ácido fólico.

c) calciferol.

d) carbamazepina.

Comentário:

Letra b. O ácido fólico é a medicação indicada na dose de 5mg, VO/dia, durante 60 a 90 dias antes da concepção, até 12 semanas de gestação.

Após realizarmos uma revisão por meio das questões sobre a importância do ácido fólico, continuaremos com as orientações relativas à consulta preconcepção.

  • Deve ser orientado o registro sistemático das datas das menstruações e o estímulo para que o intervalo entre as gestações seja de, no mínimo, 2 anos.

Nessa consulta, é importante se atentar à prevenção e às ações que devem ser tomadas quanto às infecções e doenças crônicas.

Rubéola e hepatite B: nos casos negativos, deve-se providenciar a imunização prévia à gestação;

Toxoplasmose: deve-se oferecer o teste no pré-natal;

HIV/Aids: oferecer a realização do teste anti-HIV, com aconselhamento pré e pós-teste. Em caso de teste negativo, deve-se orientar a paciente para os cuidados preventivos. Já em casos positivos, deve-se prestar esclarecimentos sobre os tratamentos disponíveis e outras orientações para o controle da infecção materna e para a redução da transmissão vertical do HIV. Em seguida, deve-se encaminhar a paciente para o serviço de referência especializado;

Sífilis: nos casos positivos, deve-se tratar as mulheres e seus parceiros para evitar a evolução da doença, fazer o acompanhamento de cura e orientá-los sobre os cuidados preventivos para sífilis congênita.

Estamos vivendo a epidemia da Sífilis, doença que traz muitas consequências para o bebê, inclusive o aborto. Essa infecção bacteriana tem tratamento com uso da penicilina e da Benzilpenicilina, pela via IM, o qual deve ser instituído o mais precoce possível e em todas as fases da gravidez.

3. (CONSULPLAN/IF ES/2016) A sífilis congênita é transmitida ao feto pela gestante infectada pelo

a) Trichomonas vaginalis.

b) Giardia lamblia

c) Plasmodium vivax.

d) Treponema pallidum.

e) Papiloma Vírus Humano.

Comentário:

Letra d. A sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema pallidum, que é transmitida pela via sexual e também vertical (mãe para filho).

Demais DSTs: nos casos positivos, deve-se instituir diagnóstico e tratamento no momento da consulta e orientar a paciente para a sua prevenção.

Exame de eletroforese de hemoglobina: se a gestante for negra e tiver antecedentes familiares de anemia falciforme ou se apresentar histórico de anemia crônica.

Eficácia da avaliação: preconcepção

A importância da avaliação preconcepção é poder instituir o tratamento precoce de doenças da mulher e de parceiros, a detecção de diabetes e o tratamento com insulina para gestante com suspensão do antidiabético oral associado ao controle nutricional, reduzindo significativamente o risco de macrossomia e malformação fetal, de abortamentos e de mortes perinatais.

Na gestante com hipertensão arterial crônica, deve haver a adequação de drogas, o acompanhamento nutricional e dietético e a avaliação do comprometimento cardíaco e renal.

Nas mulheres com epilepsia, deve haver orientação, conjunta com um neurologista, para o uso de monoterapia e de droga com menor potencial teratogênico (carbamazepina). Durante a gravidez, deve ser feita a detecção de câncer de mama, colo do útero, anemias, hepatite B e C, sífilis e outras.

Como você pode observar, essa consulta é fundamental para uma gravidez mais segura, pois é capaz de diagnosticar problemas que podem ser resolvidos, como doenças; proporcionar o ajuste de drogas e a suspensão de drogas teratogênicas, além de instituir medidas de prevenção como o uso do ácido fólico.

Finalizamos nosso artigo sobre a consulta preconcepção, tema relevante para as nossas provas de concursos. Espero você nos nossos cursos do Gran Cursos online! Temos cursos por matérias, por concursos específicos e assinatura ilimitada! Delicie-se no nosso site e fique mais próximo da nomeação.

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
matricule-se 3

assinatura-222-1

garantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta