Residência SES DF: editais ofertam vagas para diversas especialidades

0

A Diretoria Geral da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de
Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES DF) lançou dois editais para residência (residência SES DF). Um deles é para programas de residência médica em hospitais, atenção primária e demais cenários de prática da SES DF. O outro diz respeito a programas de residência em área profissional da saúde na modalidade multiprofissional.

O primeiro processo seletivo público simplificado ofera 24 vagas e destina-se única e exclusivamente à seleção de candidatos visando à concessão de bolsa-residência para curso de pós-graduação Lato Sensu, modalidade Residência Médica.

Já o segundo processo seletivo oferta 12 vagas e destina-se única e exclusivamente à seleção de candidatos visando à concessão de bolsa-residência em vagas de curso de pós-graduação Lato Sensu, modalidade residência em área profissional da saúde.

A residência médica disponibiliza vagas nas especialidades de cirurgia geral, cirurgia médica, medicina da família e comunidade, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, obstetrícia e ginecologia e reumatologia pediátrica.

Já a residência multiprofissional oferta chances para as áreas de saúde da família (saúde coletiva), saúde da família (fonoaudiologia) e terapia intensiva (atenção ao paciente crítico adulto – odontologia).

O pagamento das bolsas dos programas de residência em área profissional da saúde da SES DF ficam condicionadas à previsibilidade orçamentária e financeira do Governo do Distrito Federal.

Inscrições e provas da residência SES DF

Interessados na residência médica deverão se inscrever entre 15 e 20 de fevereiro pelo site do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), que organiza a seleção. Já os interessados na residência multiprofissional já podem se inscrever. O prazo final vai até 19 de fevereiro por meio do site do Iades.

Para validar a participação, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa, no valor de R$ 246, para todos.

A residência exige diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso de graduação na especialidade requerida no ato da inscrição, bem como ter inscrição definitiva ou provisória no conselho regional de classe.

Ao ser aprovado, o residente deverá ter dedicação exclusiva à residência, não podendo desenvolver outras atividades profissionais durante o período estabelecido, devendo cumprir 60 horas semanais.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada para todos os inscritos na data provável de 25 de fevereiro no turno da tarde e terá duração de três horas e 30 minutos.

Com itens 120 de “certo” ou “errado”, a etapa cobrará questões que abordam temas relacionados às áreas de atuação de cada cargo.

Sobre os programas de residência:

Os programas de residência no âmbito da SES-DF têm por objetivo treinar profissionais de saúde para que eles possam, como especialistas, ser inseridos como futuros trabalhadores do SUS. Por se tratar de uma especialização que dá ao residente uma visão prática da atuação em saúde, o aluno estará preparado para atuar na rede pública de saúde e construir soluções positivas para os problemas que enfrentará.

A Escola Superior de Ciências de Saúde (ESCS), responsável por esse processo seletivo público simplificado, é a instituição formadora responsável pelo projeto pedagógico dos programas de residência em área profissional de saúde, desenvolvidos nos cenários de prática da SES DF.

No caso da residência multiprofissional, a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional do Ministério da Educação (CNRMS/MEC) é o órgão detentor das vagas de todos os programas de residência em âmbito nacional, sendo, portanto, o órgão controlador, monitorador e regulamentador dos programas de residência Multiprofissional em saúde no Brasil.

A SES DF, por ser a instituição gestora do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal, é a responsável pela ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde no âmbito local, segundo estabelecido por lei.

Detalhes residência SES DF:

  • Concurso: ESCS Residência Médica SES DF
  • Banca organizadora: Iades
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: nível superior
  • Número de vagas: 36
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: até 19 de fevereiro e de 15 a 20 de fevereiro
  • Taxa de inscrição: R$ 246
  • Data da prova objetiva: 25 de fevereiro

Edital – residência médica

Edital – residência multiprofissional

​​​​​​​​​​

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

​​

Matricule-se!

​​garantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta