Questões de concurso: rede cegonha com foco na saúde da criança

1

Olá, amigos (as) concurseiros (as)! Estamos a todo vapor no ano de 2018, com muitas oportunidades já sendo realidade no mundo dos concursos e outras que são iminentes. Vamos continuar nesta caminhada com muita dedicação para ajudar você na sua aprovação. Dessa forma, segue mais um artigo para turbinar seus conhecimentos.

Hoje falaremos da Rede Cegonha, que é um sistema de trabalho integrado em rede e é uma prioridade do Ministério da Saúde. São 4 as redes principais: doenças crônicas, rede de urgência e emergência, atenção psicossocial e rede cegonha.

A Rede Cegonha cuida das mulheres e crianças de 0 a 24 meses. Nesse artigo vamos detalhar os aspectos da Rede Cegonha com foco na saúde da criança. Vamos nessa?

A Rede Cegonha é regulamentada pela Portaria N. 1.459/2011 (Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS – a Rede Cegonha) e consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

No bloco de saúde da mulher, abordamos as diretrizes e componentes com foco na mulher. Neste artigo, utilizaremos as partes relacionadas à saúde da criança.

 

Objetivos da Rede Cegonha – Saúde da criança

Constam no artigo 3° os objetivos dessa Rede e o foco mais importante é que tenhamos uma redução na mortalidade materno e INFANTIL.

Art. 3° – São objetivos da Rede Cegonha:

I – fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses;

II – organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade; e

III – reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.

Objetivos da Rede Cegonha Saúde da criança – Resumo:

Rede Cegonha – Diretriz Saúde da Criança

A diretriz da Rede Cegonha, voltado para a saúde da criança, é:

IV – garantia da atenção à saúde das crianças de zero a vinte e quatro meses com qualidade e resolutividade;

Atenção!

Sempre falo que onde tem número, tem questão. Aqui não é diferente. Memorize qual idade da criança está inserida na Rede Cegonha: 0 a 24 meses.

Componente da Rede Cegonha – Saúde da criança

Estamos falando do componente n. III desta portaria, que é:

III – Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança

Componente – Atenção integral à saúde da criança:

Direto do concurso:

  1. (CESPE/2013) No âmbito da Rede Cegonha, preconiza-se a realização da primeira semana de saúde integral (PSSI), que consiste em uma estratégia de saúde na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.

a) Os testes anti-HIV e VDRL são disponibilizados para realização apenas durante o pré-natal ou na maternidade. Após receber alta, a puérpera deverá procurar o serviço de saúde para realizar os testes fora da PSSI.

b) A condição de residência da família, a escolaridade da mãe e a renda familiar não são fatores de risco para o recém-nascido, embora seja necessário relatar tais informações no prontuário da criança.

c) Não se deve incluir a família nas consultas puerperais, pois a mulher pode se sentir constrangida com a presença do marido durante seus relatos.

d) O agendamento das consultas deve obedecer ao seguinte calendário previsto para o seguimento da criança: 2.º, 4.º, 6.º, 9.º, 12.º, 18.º e 24.º meses de vida.

e) Recomenda-se uma visita domiciliar na segunda semana após a alta do bebê. Caso o recém-nascido tenha sido classificado como de risco, a visita deverá acontecer nos primeiros seis dias após a alta.

Comentário:

Letra a – Errada. Na fase do puerpério a mulher poderá fazer esses exames, pois essa fase faz parte da rede cegonha.

Letra b – Errada. Todos esses aspectos são fatores de risco para a criança.

Letra c – Errada. A família é peça chave na atenção à saúde da mulher e deve ser envolvida.

Letra d – Apesar da banca ter considerado esta alternativa correta, é importante destacar que as consultas da criança até os 24 meses incluem ainda a consulta da 1ª semana de vida e a consulta de 1 mês.

Frequência das 7 consultas, de acordo com o CAB 33 no primeiro ano:

Letra e – Errada. A visita é na 1ª semana e não na 2ª.

Gabarito: Letra d.

  1. (CESPE/TCE-PA/2016) Com relação à assistência de enfermagem na atenção básica à gestante no pré-natal de baixo risco, julgue o item a seguir.

A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste em uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, no parto, no puerpério e nos casos de abortamento, bem como à criança o direito a nascimento seguro e a crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Comentário:

Trata-se do artigo 1° da Portaria n. 1.459/2011.

Art. 1° A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis, denominada Rede Cegonha.

Gabarito: Certo.

Finalizamos nossas dicas de hoje. Esperamos vocês nos nossos cursos do Gran Cursos Online. Queremos contribuir de forma decisiva na sua aprovação. Lembre-se que a falta de tempo não pode ser desculpa para não estudar, pois o tempo que temos depende do que estabelecemos como prioridade.

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta