Questões de concurso: principais reflexos do recém-nascido

0

Olá, amigos(as) concurseiros (as)!

Hoje, estamos aqui para analisarmos uma temática muito cobrada nas provas: saúde da criança – reflexos do recém-nascido (RN). Veremos, ainda, algumas questões de concurso.

A avaliação dos reflexos serve para análise da função neurológica do bebê. Nesse assunto é importante saber quais os reflexos mais importantes e quando eles desaparecem.

Os reflexos são resposta motora involuntária secundária a um estímulo.

Os reflexos que mais aparecem em provas são:

Vamos trabalhar os reflexos com uma tabela, explicando como é feito o teste do reflexo e a idade em que o reflexo desaparece.

Vamos praticar?

Questões de concurso:

  1. (FGV/2015) Os reflexos do recém-nascido devem ser avaliados, pois podem trazer informações importantes sobre seu estado de saúde. Em relação ao reflexo do “moro”, assinale a afirmativa correta.

a) É obtido fazendo-se estímulo contínuo da planta do pé a partir do calcâneo no sentido dos artelhos. Os dedos adquirem postura em extensão.

b) A assimetria ou ausência desse reflexo pode indicar lesões nervosas, musculares ou ósseas, que devem ser avaliadas.

c) É avaliado colocando-se a criança em decúbito ventral no leito, com a face voltada para o colchão.

d) Manifesta-se quando é tocada a bochecha perto da boca, fazendo com que a criança desloque a face e a boca para o lado do estímulo.

e) Obtém-se com leve pressão do dedo do examinador na palma das mãos da criança e abaixo dos dedos do pé.

Comentário:

Letra a – Errada. Indica o reflexo de Babinski.

Letra c – Errada. Indica o reflexo de fuga à asfixia.

Letra d – Errada. Indica o reflexo de busca.

Letra e – Errada. Indica o reflexo preensão.

Gabarito: Letra b.

 

  1. (AOCP/EBSERH/2015) São reflexos identificados no recém-nascido a termo, EXCETO

a) moro.

b) voracidade ou procura.

c) sucção.

d) extensão palmar e plantar

e) marcha.

Comentário:

O nome correto é preensão palmar e plantar e não extensão.

Gabarito: Letra d.

 

  1. (CESPE/TCE-PA/2016) Com relação a quadro clínico, avaliação diagnóstica e aspectos diversos relacionados à infecção pelo vírus Zika, julgue o item a seguir.

O reflexo primitivo de Moro deve ser considerado em um exame neurológico do recém-nascido e sua assimetria ou ausência será um possível indicativo de lesões nervosas, musculares ou ósseas.

Comentário:

A questão descreve perfeitamente o reflexo de moro e sua importância na avaliação neuromuscular.

Gabarito: Certo.

 

Finalizamos mais um artigo de dicas para sua aprovação, continue firme no propósito de APROVAÇÃO e conte com nossa equipe do Gran Cursos Online nesta trajetória.

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta