Série Quebrando a banca FCC: questões comentadas sobre saúde da mulher

0

Olá, alunos(as)! Estamos com a série de artigos com questões por banca para contribuir com a sua aprovação. Hoje, para a nossa análise, escolhi falar sobre planejamento familiar dentro do tema da saúde da mulher.

Esse tema é muito abordado pela nossa banca – FCC. Ela sempre utiliza como base para formular as questões as informações do Caderno de Atenção Básica n. 26 – Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva. Portanto, utilizei essa referência para comentar nossas questões selecionadas.

Como esse tema tem muitas questões, dividi esse artigo em duas partes, não deixe de conferir a parte 2.

Vamos às nossas questões!

  1. (FCC/TRT 3ª REGIÃO/2009) Com a progressiva antecipação do início da puberdade e o consequente decréscimo na idade da menarca, a capacidade reprodutiva se instala mais cedo, com maior exposição à maternidade precoce, considerada pela OMS como aquela que ocorre antes dos 20 anos. De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, a gravidez na adolescência pode ser efetivamente prevenida por meio de

a) planejamento familiar.

b) aumento do nível socioeconômico.

c) redução do número de parceiros.

d) incentivo ao trabalho.

e) aumento do grau de escolaridade.

Gabarito: letra A.

Comentário: a gravidez na adolescência é um sério problema de saúde pública e que deve ser minimizado com a adesão dessa faixa etária ao planejamento familiar.

Segundo o MS, a ampliação do acesso aos métodos contraceptivos na rede pública e nas drogarias conveniadas do programa “Aqui Tem Farmácia Popular” trouxe outro resultado positivo: a incidência de gravidez na adolescência (de 10 a 19 anos de idade) diminuiu 20% entre 2003 e 2009.

  1. (FCC/TCEPI/2014/ADAPTADA) Interação medicamentosa é causa frequente de internações hospitalares. O enfermeiro deve saber que a interação medicamentosa entre contraceptivos e rifampicina aumenta o efeito do contraceptivo.

Gabarito: errado.

Comentário: o que ocorre é uma redução do efeito. Confira as interferências em outras medicações com o uso de anticoncepcionais:

Drogas que interagem com os anticoncepcionais orais (AO)

  1. (FCC/TCEPI/2014) Durante as ações educativas sobre planejamento familiar, uma trabalhadora faz a seguinte pergunta: “Qual o momento indicado para a colocação do DIU?”

A resposta correta do enfermeiro deverá ser:

a) preferencialmente, durante a menstruação.

b) obrigatoriamente, nos três primeiros dias após a menstruação.

c) obrigatoriamente, cinco dias antes do ciclo menstrual.

d) preferencialmente, na fase estrogênica, entre o 5° e o 14° dia de um ciclo menstrual de 28 dias.

e) habitualmente, na fase de aumento do nível de progesterona, entre o 15° e o 20° dia do ciclo menstrual de 28 dias.

Gabarito: letra A.

Comentário: a colocação do DIU deve ser feita em qualquer momento, mas preferencialmente no período menstrual.

O DIU pode ser inserido a qualquer momento durante o ciclo menstrual, desde que haja certeza de que a mulher não está grávida, porém deve ser inserido, preferencialmente, durante a menstruação porque:

  1. (FCC/TRT 24ª REGIÃO/2011) De acordo com o Programa de Saúde da Mulher, o anticoncepcional de emergência

I. pode ser também denominado minipílula (norestradiona 0,35 mg).

II. deve ser aplicado por via intramuscular trimestralmente.

III. não substitui outros métodos contraceptivos.

IV. deve ter uso iniciado em até cinco dias, após relação sexual desprotegida.

É correto o que consta em

a) I, apenas.

b) I e III, apenas.

c) I, II, III e IV.

d) III e IV, apenas.

e) I, III e IV, apenas.

Gabarito: letra D.

Comentário:

Item I. Errado. A minipílula é um anticoncepcional indicado no período da lactação, e não como pílula de emergência.

Item II. Errado. Será utilizado até 5 dias após o coito e por via oral.

Vamos revisar esse assunto:

Anticoncepção ou contracepção de emergência consiste na utilização de pílulas contendo estrogênio e progestogênio, ou apenas progestogênio, depois de uma relação sexual desprotegida, para evitar gravidez.

Esquema Yuzpe: anticoncepcionais hormonais orais combinados (etinilestradiol 0,2 mg e levonorgestrel 1 mg), divididos em duas doses iguais, com intervalo de 12 horas.

Pílula anticoncepcional de emergência (PAE): contém apenas levonorgestrel. Comprimido 1,5 mg: dose única – comprimido de 0,75 mg: duas doses, intervalo de 12 horas.

O melhor método é o PAE, por ser mais eficaz e causar menos efeitos colaterais.

Mecanismos de ação:

Sua eficácia varia conforme o tempo que passa entre o coito e a sua administração. O ideal é ser administrado em até 72 horas pós-coito, mas pode ser administrada até 5 dias (120 horas) após o coito.

Finalizamos nosso artigo. Não se esqueça de conferir a segunda parte dele, sobre questões da FCC e o Planejamento Familiar. A nossa equipe do Gran Cursos Online está sempre facilitando a sua aprovação, por isso confira nossos cursos em vídeos e materiais em pdf.

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta