Série Quebrando a banca: confira questões do CESPE sobre a Norma Regulamentadora 32!

0

Olá, queridos alunos que irão fazer o concurso do STJ ou a seleção do Hospital de Base!

Vamos avaliar a abordagem da banca CESPE quanto à Norma Regulamentadora 32, que dispõe sobre SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE.

Essa norma faz parte do conteúdo de saúde do trabalhador e também de biossegurança. Dessa forma, com certeza estará na sua prova.

Essa banca adora essa temática e você precisa conhecer as pegadinhas dentro desse tema. Vamos nessa?

1. (CESPE/2011) Com relação ao conteúdo normativo da NR-32, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

O programa de prevenção de riscos ambientais deve conter a identificação dos riscos biológicos, a avaliação do local de trabalho e do trabalhador.

Gabarito: certo.

Comentário: Observe como está descrito na norma:

32.2.2 Do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA:

32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter:

I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores.

2. (CESPE/2011) Com relação ao conteúdo normativo da NR-32, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

O programa de controle médico de saúde ocupacional deve conter as medidas preventivas aplicáveis em cada ambiente de trabalho e o acompanhamento da aplicação dessas medidas.

Gabarito: errado.

Comentário: Cuidado com essa pegadinha do CESPE. A NR 32 informa que as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento devem estar contidos no programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), e não no PCMSO (programa de controle médico de saúde ocupacional).

Observe a norma:

32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter:

I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando:

a) fontes de exposição e reservatórios;

b) vias de transmissão e de entrada;

c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente;

d) persistência do agente biológico no ambiente;

e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos;

f) outras informações científicas.

II. Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando:

a) a finalidade e descrição do local de trabalho;

b) a organização e procedimentos de trabalho;

c) a possibilidade de exposição;

d) a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho;

e) as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento.

 

3. (CESPE/2013) Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

É facultado à trabalhadora gestante o afastamento de atividades que impliquem exposição a radiações ionizantes.

Gabarito: errado.

Comentário: É obrigação, e não facultado. Observe na norma: 32.4.4 Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatível com seu nível de formação.

 

4. (CESPE/TREAL/2004) As normas regulamentadoras relativas à segurança e à medicina do trabalho devem ser obrigatoriamente observadas pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos das administrações direta e indireta e dos Poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Gabarito: certo.

Comentário: Questão antiga, mas que traz a abrangência das normas regulamentadoras.

 

5. (CESPE/2011) Ainda que questionável, são vedados o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho dos serviços de saúde.

Gabarito: certo.

Comentário: Consta nas vedações do empregador da área da saúde proibir o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato.

Observe a norma:

32.2.4.5 O empregador deve vedar:

a) a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos;

b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho;

c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho;

d) a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim;

e) o uso de calçados abertos.

 

6. (CESPE/2011) Conhecidas como NRs, as normas regulamentadoras citam procedimentos obrigatórios a serem seguidos por empresas e trabalhadores quanto à saúde e segurança no trabalho. Com relação à NR-32, julgue os itens subsequentes.

Uma cabine de segurança biológica deve estar em funcionamento 30 min antes do início de trabalho que envolva a manipulação de quimioterápicos antineoplásicos, devendo ser desligada 30 min após essa manipulação.

Gabarito: certo.

Comentário: Essa é a recomendação para uso das cabines de segurança, que têm a função de remover os aerossóis de contaminação do ar e proteger a saúde do trabalhador. Observe que onde tem número tem questão. Memorize que a cabine precisa ser ligada 30 minutos antes de executar o trabalho e permanecer ligada 30 minutos após a finalização da manipulação do material.

 

7. (CESPE/2008) Acerca da NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção e segurança à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, julgue os próximos itens.

Os quimioterápicos antineoplásicos devem ser preparados em área exclusiva, com vestiário de barreira com dupla câmara, sala de preparo com cabine de segurança biológica, além de local para atividade administrativa e estocagem exclusiva.

Gabarito: certo.

 

8. (CESPE/DEPEN ENF/2015) Julgue os itens a seguir, referentes a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.

Na lavanderia do estabelecimento penal federal, as máquinas de lavar devem ser de porta dupla ou de barreira, de modo que a roupa utilizada seja inserida, por um operador, pela porta situada na área suja e, após a lavagem, seja retirada, por outro operador, pela porta situada na área limpa.

Gabarito: certo.

Comentário: É o que determina a NR 32. Observe:

32.7.1 A lavanderia deve possuir duas áreas distintas, sendo uma considerada suja e outra limpa, devendo ocorrer na primeira o recebimento, classificação, pesagem e lavagem de roupas, e na segunda a manipulação das roupas lavadas.

32.7.2 Independente do porte da lavanderia, as máquinas de lavar devem ser de porta dupla ou de barreira, em que a roupa utilizada é inserida pela porta situada na área suja, por um operador e, após lavada, retirada na área limpa, por outro operador.

32.7.2.1 A comunicação entre as duas áreas somente é permitida por meio de visores ou intercomunicadores.

 

9. (CESPE/SERPRO/2013) Acerca de princípios da biossegurança, julgue os próximos itens.

A emissão de comunicação de acidente de trabalho só é efetuada em casos de acidentes com riscos biológicos que requeiram afastamento.

Gabarito: errado.

Comentário: Esse tópico já foi abordado pelo CESPE em outras questões. Fique ligado! A comunicação é para todos os acidentes com risco biológico independentemente de ter gerado afastamento ou não.

 

10. (CESPE/DEPEN ENF/2015) Julgue os itens a seguir, referentes a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.

A emissão de comunicação de acidente de trabalho é obrigatória apenas para acidente de trabalho que envolva agentes biológicos que apresentem risco a saúde do trabalhador.

Gabarito: errado.

Comentário: 32.2.3.5 Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.

 

11. (CESPE/DEPEN ENF/2015) Julgue os itens a seguir, referentes a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.

Indivíduos expostos a agentes biológicos da classe de risco 2 podem desenvolver doenças e infecções graves para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou de tratamento.

Gabarito: errado.

Comentário: Na classe 2 existe tratamento eficaz. Essa classificação da questão equivale à classe 3. Vamos comparar o conceito da classe 2 e da classe 3 utilizando o anexo dessa NR?

Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

 

12. (CESPE/TJDFT/2015) No que se refere à segurança no trabalho de profissionais que atendem a pacientes tuberculosos e que, diariamente, realizam orientações e encaminhamentos diversos, coletam exames e testes tuberculínicos, julgue os itens subsecutivos.

 

13. (CESPE/TJDFT/2015) O técnico de enfermagem que trabalha em uma unidade de saúde deve receber a vacina BCG a cada cinco anos para se prevenir, pois ele apresenta maior risco de se infectar e adoecer por tuberculose.

Gabarito: errado.

Comentário: A vacinação do trabalhador em uma unidade de saúde é com as vacinas hepatite B e tétano e difteria. Além disso, a NR 32 informa que, sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão, ou poderão estar, expostos, o empregador deve fornecê-las gratuitamente. Portanto, a vacina BCG não consta nesse rol de vacinas para o trabalhador da saúde.

 

14. (CESPE/SERPRO/2013) Acerca de princípios da biossegurança, julgue os próximos itens.

Constitui medida de proteção para o trabalhador exposto a risco biológico, a disponibilidade de lixeira com sistema de abertura acionado pelo pé.

Gabarito: certo.

Comentário: 32.6.3 Os lavatórios para higiene das mãos devem ser providos de papel toalha, sabonete líquido e lixeira com tampa, de acionamento por pedal.

 

15. (CESPE/SERPRO/2013) Acerca de princípios da biossegurança, julgue os próximos itens.

A apresentação, no serviço médico, do cartão de vacina atualizado do trabalhador da área de saúde é condição suficiente para dispensar seu registro no prontuário clínico individual.

Gabarito: errado.

Comentário: 32.2.4.17.5 O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação, devendo, nestes casos, guardar documento comprobatório e mantê-lo disponível à inspeção do trabalho.

32.2.4.17.6 A vacinação deve ser registrada no prontuário clínico individual do trabalhador, previsto na NR-07.

32.2.4.17.7 Deve ser fornecido ao trabalhador comprovante das vacinas recebidas.

 

16. (CESPE/TRT 10ª REGIÃO/2012) Acerca da biossegurança nos serviços de saúde, julgue os itens a seguir.

Recomenda-se aos profissionais de saúde, especialmente aqueles que exerçam atividades em áreas críticas, sejam vacinados contra meningite, sarampo e rubéola.

Gabarito: errado.

Comentário: Outra questão cobrando as vacinas para o trabalhador da saúde. Essas vacinas não constam da vacinação dos trabalhadores da saúde.

 

17. (CESPE/MPU/2013/ENF) Julgue os itens subsecutivos, relativos às práticas de biossegurança aplicadas ao cuidado com o paciente e às situações de risco potencial de exposição.

Os profissionais de saúde e todo o pessoal do hospital que lida com materiais perfurocortantes devem tomar cuidados especiais para prevenir acidentes.

Gabarito: certo.

 

18. (CESPE/2011/EBC) Com relação ao conteúdo normativo da NR-32, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, julgue o item que segue.

São considerados agentes biológicos os microrganismos geneticamente modificados ou não, os parasitas, as toxinas, as culturas celulares e os príons.

Gabarito: certo.

Comentário: Exatamente o que está descrito nesta norma, observe:

32.2.1.1 Consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.

 

19. (CESPE/2011) Conhecidas como NRs, as normas regulamentadoras citam procedimentos obrigatórios a serem seguidos por empresas e trabalhadores quanto à saúde e segurança no trabalho. Com relação à NR-32, julgue os itens subsequentes.

Os agentes biológicos da classe de risco 2 são aqueles que têm o poder de transmissão de um indivíduo a outro.

Gabarito: errado.

Comentário: Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

 

20. (CESPE/2015) No que se refere às normas regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e medicina do trabalho, julgue o item seguinte.

De acordo com a NR 32, trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores serão liberados a executarem suas atividades laborais diárias após permissão concedida pelo seu superior.

Gabarito: errado.

Comentário: Trabalhadores que apresentarem feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.

 

21. (CESPE/2016/TCE-PA) A respeito das práticas de biossegurança no trabalho em serviços de saúde, julgue o próximo item.

Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.

Gabarito: certo.

Comentário: Exatamente como está descrito na NR 32.

 

22. (CESPE/2016/TCE-PA) A respeito das práticas de biossegurança no trabalho em serviços de saúde, julgue o próximo item.

É facultado ao trabalhador em serviço de saúde recusar a vacinação fornecida pelo empregador.

Gabarito: certo.

Comentário: O trabalhador pode recusar a vacina, porém é importante destacar que isso deverá ser registrado pelo empregador.

 

23. (CESPE/2015) No que se refere às normas regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e medicina do trabalho, julgue o item seguinte.

Segundo a NR 32, é vetado à trabalhadora gestante o exercício de atividades em áreas com possibilidade de exposição a gases ou vapores anestésicos.

Gabarito: errado.

Comentário: Toda trabalhadora gestante só será liberada para o trabalho em áreas com possibilidade de exposição a gases ou vapores anestésicos após autorização por escrito do médico responsável pelo PCMSO, considerando as informações contidas no PPRA.

 

24. (CESPE/2008) Acerca da NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção e segurança à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, julgue os próximos itens.

Na ocorrência ou suspeita de exposição acidental a radiações ionizantes, os dosímetros individuais devem ser encaminhados para leitura no prazo máximo de 48 horas.

Gabarito: errado.

Comentário: Esse prazo é de 24 horas.

Finalizamos nossa análise da NR 32 com as nuances do CESPE. Espero você nos nossos cursos do Gran Cursos Online para contribuir com o seu SUCESSO.

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta