Concursos Enfermagem 2016: Confira as oportunidades abertas e iminentes! Inicial de até R$ 9,9 mil!

0

enfermagem3Entre as profissões da área da saúde, duas se destacam no cenário dos concursos públicos. São as para os cargos de enfermeiro e técnico de enfermagem, que sempre oferecem milhares de oportunidades para candidatos de nível médio técnico e superior. O profissional da área da saúde é uma pessoa que trabalha em uma profissão relacionada às ciências da saúde. Entre os diversos profissionais da área da saúde incluem-se os biólogos, nutricionistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, osteopatas, profissionais de educação física, serviço social, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos, entre outros

Veja abaixo mais detalhes sobre os cargos de técnico e enfermeiro, requisitos, remuneração e oportunidades abertas!

TécnicoO Técnico de enfermagem é um profissional com formação de nível médio, regulado pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Esse profissional participa da equipe de enfermagem composta por ele, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Atua em unidades básicas de saúde, equipes de saúde da família, hospitais desde a emergência, unidades de internação nas mais diversas especialidades, em centros cirúrgicos, setor de esterilização de materiais, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), clinicas de diagnóstico por imagem e laboratórios de análises clinicas e até mesmo em equipes de HomeCare.

O técnico de enfermagem pode ingressar em cursos de especialização pós técnico, buscando aprimoramento em especialidades como emergência, UTI, geriatria, entre outras.

Enfermeiro Já o enfermeiro é um profissional de nível superior responsável inicialmente pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exercendo a função de professor e mestre, preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior. Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio), ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas. No Brasil, o enfermeiro está legalmente habilitado a prescrever medicamentos e solicitar exames, desde que esteja ligado à uma instituição pública ou particular, em âmbito de saúde pública, mediante protocolos previamente aprovados pela instituição. Na Estratégia de Saúde da Família, a prática de prescrição de medicamentos e solicitação de alguns exames complementares por parte do enfermeiro já está consolidada.

O enfermeiro presta cuidados de enfermagem ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam diagnósticos de enfermagem e planeiam intervenções para a promoção da saúde junto à comunidade.

 

Deixe uma resposta