Concurso SES DF: principais tópicos para revisar antes da prova de Enfermeiro

0

Olá, meus amigos que irão fazer o concurso da SES DF para Enfermeiro da Família e Comunidade neste domingo (17). Separei umas dicas sobre o que é mais importante nos tópicos do edital, para você conferir se está tudo aí guardado ou precisa verificar e fixar.

SUS – CF/1988, Lei n. 8080/1990, Decreto n. 7508/2011: conceitos de redes e regiões de saúde; diretrizes e princípios; determinantes de saúde.

PNAB: funcionamento da ESF e NASF

Diagnóstico de Saúde na Comunidade: conceito, importância e etapas.

Saúde mental CAB 34: PTS (Projeto Terapêutico Singular) e programa de redução de danos, ferramentas da abordagem familiar, tipos de crise, alcoolismo.

Gerenciamento da Assistência em Enfermagem e Gerenciamento dos Serviços de Saúde: dimensionamento, tipos de auditoria, etapas de recursos materiais.

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): etapas da SAE (Resolução COFEN 358); componentes do diagnóstico da NANDA; e consulta de enfermagem (Res. 358).

Teorias de Enfermagem: resumo das teorias com as palavras-chave de cada uma. Decore!

Normas, rotinas e manuais, elaboração e utilização na enfermagem (sempre cai na IADES a diferença entre esses instrumentos da administração).

Imunização (calendário): especialmente BCG em HIV e BCG em contactantes de hanseníase e febre amarela.

Doenças de notificação compulsória: exemplos principais – foco na violência sexual e domiciliar.

Violência: sinais, sintomas na mulher e criança, tipos de violência contra a mulher.

CAB 28: acolhimento: conceito, acolhimento com classificação de risco na atenção básica nas principais queixas (emergências no paciente com diabetes, hipertensão, dispneia, dor abdominal).

Diabetes (classificação, valores, avaliação do pré-diabético).

Hipertensão: classificação, rastreamento, escore de Franmingham, diferença da urgência e emergência hipertensiva.

Lembre-se de decorar a classificação dos estágios da hipertensão pelo CAB 37, nossa referência para a prova.

Urgência e emergência: avaliação primária, choque, PCR, IAM, AVC.

Tipos de hepatites (CAB 18) e transmissão de cada tipo de hepatites.

DST: especialmente HIV (fases) e sífilis.

CAB 32 – Pré-natal: resumo geral – DPP, idade gestacional, manobras de Leopold, consulta preconcepção.

Planejamento reprodutivo: resumo CAB 26 (conceito de planejamento reprodutivo, especial atenção a grupos específicos, métodos anticoncepção, infertilidade) e requisitos da esterilização voluntária.

CAB 23 – Aleitamento (tipos, contraindicação temporária e definitiva).

Animais peçonhentos: resumo dos grupos de acidentes e palavras-chave para diferenciar.

Resumo de resíduos: tipos (A 1 a A5, B, C, D e E) e manejo dos grupos. Nossa referência ainda é a RDC n. 306/2004, pois a RDC 222/2018 entra em vigor em setembro.

Toxicologia (está duas vezes no edital) com o nome de toxicologia e CAB 28: conceito, principais síndromes tóxicas e tabelas de antídotos.

Equipamento de proteção individual; precauções padrão: tipos de precauções e exemplos de doenças que demandam as precauções específicas.

Técnicas de isolamento: tipos de isolamento, regra para colocar e retirar EPI.

Saúde do trabalhador: classificação dos riscos ocupacionais e funcionamento da CIPA.

CAB 33 – Saúde da criança: (resumo do exame físico, valores normais de FR e FC, classificação da pneumonia, frequência das consultas, reposição do ferro, rastreamento de exames (perfil lipídico, ferro, hemograma), triagem neonatal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (obesidade e desnutrição, escore Z e percentil, peso, altura e IMC).

Hanseníase: resumo-conceito, classificação, tabela de reações.

Feridas e curativos: resolução de feridas e classificação de lesão por pressão, tipos de úlceras (arterial e venosa).

CAB 38 – Obesidade: classificação do IMC e as condutas dentro de cada grupo.

E aí, o que achou? Está preparada(o)? Quer revisar esses principais tópicos? Estamos no sábado ao vivo para ajudar você e ainda vamos tirar suas dúvidas!

Liga o modo turbinado e vem com a nossa equipe rumo à sua aprovação.

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta