Classificações das cirurgias

0

cirurgiaOlá equipe de enfermagem, vamos abordar as classificações das cirurgias e entender de que forma esse conteúdo será cobrado na sua prova.

O Centro Cirúrgico é um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto à prática da cirurgia.

A “Cirurgia ou operação é o tratamento de doença, lesão ou deformidade externa e/ou interna com o objetivo de reparar, corrigir ou aliviar um problema físico”

Agora sim! Vamos a 1ª classificação das cirurgias que envolve a finalidade.

Classificação de acordo com a finalidade:

  • Diagnóstica ou exploratória: para se visualizar as partes internas e/ou realizar biópsias (laparotomia exploradora)
  • Curativa: correção de alterações orgânicas (retirada da amígdala inflamada); reparadora, quando da reparação de múltiplos ferimentos (enxerto de pele)
  • Reconstrutora ou cosmética: reconstituição (plástica para modelar o nariz, por exemplo)
  • Paliativa: corrigir algum problema, aliviando os sintomas da enfermidade, não havendo cura (abertura de orifício artificial para a saída de fezes sem ressecção do tumor intestinal, por exemplo).

Veja como foi cobrado!

  1. (UNIRIO 2012) Em relação à classificação das cirurgias quanto à finalidade, é INCORRETA a seguinte definição:a) Diagnóstica ou exploratória – tem como única finalidade a realização de biópsias.
    b) Curativa – quando se corrigem alterações orgânicas (retirada da amígdala).
    c) Reparadora – quando há reparação de múltiplos ferimentos (enxerto de pele).
    d) Reconstrutora ou cosmética – quando se processa uma reconstituição (plástica para modelar o nariz, por exemplo).
    e) Paliativa – quando se necessita corrigir algum problema, aliviando os sintomas da enfermidade, não havendo cura (abertura de orifício artificial para a saída de fezes (colostomia) sem ressecção do tumor intestinal, por exemplo).

Comentário: Letra A. As cirurgias diagnósticas não são exclusivas para biópsias, cuidado com os temos restritivos. Vamos revisar o conceito das cirurgias diagnóstica? Diagnóstica ou exploratória: para se visualizar as partes internas e/ou realizar biópsias (laparotomia exploradora)

Vamos abordar a segunda classificação que define o potencial de contaminação, essa parte é a mais frequente em provas

Classificação da cirurgia por potencial de contaminação:

* Limpas: realizadas em tecidos estéreis ou de fácil descontaminação, na ausência de processo infeccioso local, sem penetração nos Tratos Digestório, respiratório ou urinário, em condições ideais de sala de cirurgia. Exemplo: cirurgia de ovário;

* Potencialmente contaminadas: realizadas em tecidos de difícil descontaminação, na ausência de supuração local, com penetração nos tratos digestório, respiratório ou urinário sem contaminação significativa. Exemplo: redução de fratura exposta;

* Contaminadas: realizadas em tecidos recentemente traumatizados e abertos, de difícil descontaminação, com processo inflamatório, mas sem supuração. Exemplo: apendicite supurada;

* Infectadas: realizadas em tecido com supuração local, tecido necrótico, feridas traumáticas sujas. Exemplo: cirurgia do reto e ânus com pus.

  1. (AOCP 2015) Quanto ao seu potencial de contaminação, as cirurgias podem ser classificada em
    a) contaminadas, parcialmente contaminadas e infectadas.
    b) limpas, contaminadas, potencialmente contaminadas e infectadas.
    c) possivelmente contaminadas, limpas e infectadas.
    d) limpas, contaminadas e infectadas.
    e) limpas, infectadas e provavelmente contaminadas.

Comentário: Letra B, essa questão simplesmente cobrou a classificação de forma simples.

  1. (FCC 2015) De acordo com a classificação dos tipos de cirurgia, segundo o potencial de contaminação, é correto afirmar que as cirurgias
    a) contaminadas são realizadas em tecidos quando há presença de secreção purulenta, área necrótica ou corpo estranho, perfuração de víscera ou contaminação fecal.
    b) limpas são realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso, sem penetração nos tratos respiratório, digestório e geniturinário.
    c) potencialmente contaminadas são realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante de difícil descontaminação, decorrente trauma penetrante há menos de quatro horas e feridas crônicas abertas.
    d) infectadas são as realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecido de difícil descontaminação.
    e) limpas são aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora residente, em local com objeto encravado.

Comentário: Letra B

Letra A. Errada. Essa definição é de cirurgia infectada.

Letra C. Errada. Essa classificação é de contaminada.

Letra D.. Errada. Essa classificação é de potencialmente contaminada.

Letra E. Errada, limpa é realizada em lugar estéril, vamos relembrar esse conceito?

* Limpas: realizadas em tecidos estéreis ou de fácil descontaminação, na ausência de processo infeccioso local, sem penetração nos Tratos Digestório, respiratório ou urinário, em condições ideais de sala de cirurgia. Exemplo: cirurgia de ovário;

  1. (IBFC 2015) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

_________________ é realizada em quaisquer tecidos ou órgãos quando há a presença de secreção purulenta, área necrótica ou corpo estranho, perfuração de víscera ou contaminação fecal.

a) Cirurgia contaminada .
b) Cirurgia infectada.
c) Cirurgia limpa.
d) Cirurgia de emergência.

Comentário: Letra B. Falou em pus ou tecido necrótico lembre-se de cirurgia infectada.

  1. (HUAP-UFF/IBFC/2016) Assinale a alternativa que contemple a caracterização de gastrosplastia, segundo a classificação de feridas e quanto ao conteúdo microbiano.a) Contaminada
    b) Potencialmente contaminada
    c) Infectada
    d) Limpa
    e) Asséptica

Comentário: Letra B. Por envolver o tubo gastrointestinal trata-se de uma cirurgia potencialmente contaminada.

Ainda temos a classificação quanto a urgência do procedimento, vamos acompanhar?

Classificação com base na urgência:

  • Emergência: atenção imediata; distúrbio pode ser ameaçador à vida;
  • Urgência: atenção rápida;
  • Requerida: o paciente precisa realizar a cirurgia;
  • Eletiva: o paciente pode ser operado;
  • Opcional: essa decisão é do paciente.

Veja como foi cobrado esse aspecto!

  1. (AOCP 2016) Foi atendido no pronto atendimento um paciente de 25 anos, sexo masculino, com ferimento por arma branca na região abdominal, que apresenta sangramento intenso, sendo encaminhado para laparotomia exploradora. Essa cirurgia pode ser classificada comoa) eletiva.
    b) paliativa.
    c) de urgência.
    d) de emergência.
    e) requerida.

Comentário: Letra D, devido ao sangramento intenso e risco de choque hipovolêmico a cirurgia deverá ser realizada de imediato portanto de emergência.Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Finalizamos nosso artigo sobre as classificações dentro do centro cirúrgico, mas esse assunto está apenas começando, espero você no curso de centro cirúrgico para concursos ou no curso completo de enfermagem no site do Gran Cursos Online.

___________________________________________________________________

Fernanda Barboza – Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
matricule-se 3

assinatura ilimitadagarantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta