Esquematizando o atendimento de emergência à vítima de choque elétrico para a sua prova de concurso!

1

Olá, alunos! Estamos com mais um artigo para facilitar a sua aprovação e, dessa vez, vamos trabalhar a temática de emergência. Abordarei o atendimento à vítima de choque elétrico dentro dos principais aspectos que são cobrados em provas e trarei algumas questões comentadas para facilitar a análise desse importante tema.

Os choques elétricos ocorrem quando uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano.

Vamos entender alguns conceitos importantes?

Causas do choque

Características do choque

Fatores que interferem na gravidade do choque

Intensidade do choque e efeitos no corpo humano

Sinais e sintomas

Complicações do choque

Atendimento ao paciente vítima de choque elétrico (Ministério da Saúde):

Neste tópico, iremos estudar as recomendações do Ministério da Saúde diante do atendimento de um trauma elétrico na cartilha para atendimento a vítimas de queimaduras (2012), e irei comentar sobre os principais aspectos.

Seguiremos com a tabela da lesão provocada por relâmpago do PHTLS em relação à classificação em mínima, moderada e grave de acordo com os sintomas e o tratamento necessário.

Atendimento ao choque elétrico tipo relâmpago (PHTLS):

Vamos ao treinamento?

1. (FUNIVERSA/2016) elétrico é a passagem da corrente elétrica pelo corpo que serve de caminho para a corrente elétrica em direção a terra. Ele pode causar queimaduras, arritmias e até mesmo a morte. A respeito dos primeiros socorros em caso de choque elétrico, é correto afirmar que se deve

a) interromper a corrente elétrica por meio de um material que não seja condutor antes de socorrer a vítima.

b) observar imediatamente os sinais vitais da vítima.

c) jogar água no local de contato entre a vítima e a corrente elétrica.

d) verificar se a vítima está usando calçado com solado de borracha.

e) puxar o fio condutor da corrente elétrica rapidamente com as mãos para afastá-lo da vítima.

Gabarito: letra A.

Comentário: o foco das questões sobre choque elétrico é sempre retirar o fator causal antes do atendimento da vítima.

Letra B: os sinais vitais serão verificados assim que a vítima estiver livre da eletricidade.

Letra C: observe que jogar água é a pior conduta, pois a água é um condutor, e isso agrava a corrente elétrica.

Letra D: essa informação não é importante no atendimento.

Letra E: se o socorrista puxar o fio elétrico, ele se tornará a próxima vítima.

  1. (CESPE/2012) Caso não se consiga desligar a chave geral da casa, as vítimas de choque elétrico devem ser afastadas da corrente elétrica com auxílio de material não condutor de eletricidade.

Gabarito: certo.

Comentário: a primeira conduta é desligar a fonte de eletricidade. Na impossibilidade dessa conduta, a segunda opção é retirar a vítima com um objeto isolante.

Sequência do atendimento da vítima de choque:

3. (CESPE/2013) Ainda acerca de primeiros socorros, julgue o item a seguir.

No atendimento a vítima de choque elétrico, o aparelho que o provoca deve ser desligado da tomada ou da chave geral e, caso seja necessário utilizar as mãos para remover a vítima, o socorrista deverá envolvê-las em jornal ou um saco de papel ou em qualquer outro material isolante.

Gabarito: certo.

4. (FCC/TRF 2ª REGIÃO/2012/ADAPTADA) O enfermeiro membro da CIPA, durante orientações sobre a prevenção de acidentes com choque elétrico, esclarece sobre os eventos possíveis na ocorrência deste tipo de acidente. Com base no ACLS/2007 (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), o enfermeiro orienta que

a) existe a possibilidade de ocorrência de parada respiratória na vítima, secundária à contração tetânica do diafragma e músculos da parede torácica.

b) ocorre aumento da resistência dos tecidos do corpo da vítima ao fluxo da corrente quando a pele desta se encontra molhada.

c) aumenta a periculosidade para a vítima quando o choque elétrico é causado pela corrente contínua, por ser considerada mais perigosa do que a corrente alternada.

d) ocorre passagem da corrente elétrica pelo coração da vítima, quando a via da corrente é em sela (choque em sela).

e) diminui a periculosidade para a vítima quando o choque é horizontal, por não existir nenhum órgão importante no trajeto da corrente elétrica.

Gabarito: letra A.

Comentários: questão bem aprofundada! Vamos comentar as alternativas erradas.

Letra B: com a pele molhada, a resistência diminui, o que aumenta a gravidade da condução elétrica, pois a água é um condutor.

Letra C: é o contrário: a corrente alternada é mais grave que a contínua.

Letra D: observe os tipos de trajeto da corrente elétrica e perceba que a corrente em sela é a letra e. Veja que não passa pelo coração:

Fonte: https://www.junglescoutsgoias.com/choque-eletrico

Letra E: a corrente horizontal sai de uma mão e vai para outra mão. Nesse caso, o trajeto passa pelo coração, que é um órgão vital.

Finalizamos nosso artigo sobre os principais aspectos com relação ao choque elétrico. Seguiremos firmes rumo a sua aprovação nos nossos cursos do Gran Cursos Online. Estamos esperando por você!

 

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
matricule-se 3

assinatura-222-1

garantia-de-satisfacao-30

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta