Artigo: Rede cegonha e a saúde da criança. Veja como o tema é cobrado em provas de concurso!

0

Olá, amigos concurseiros! Hoje vamos entender alguns detalhes da rede cegonha com foco na saúde da criança e como esse assunto é cobrado nas provas. Vamos nessa?

Essa temática é muito importante e tem sido cobrada em quase todas as provas de enfermagem. A assistência à saúde em rede é uma prioridade do Ministério da Saúde, pois melhora a integralidade da assistência, reduzindo a fragmentação.

A Rede Cegonha é uma estratégia prioritária na política pública, pois tem o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna e infantil.

Esse programa do Ministério da Saúde é regulado pela Portaria n. 1.459/2011 (institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS –, a Rede Cegonha) e consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e  desenvolvimento saudáveis.

A diretriz da Rede Cegonha voltada para a saúde da criança é:

IV – garantia da atenção à saúde das crianças de zero a vinte e quatro meses com qualidade e resolutividade.

Atenção!

A rede cegonha inclui o cuidado com a mulher e também abrange crianças de 0 a 24 meses!

Vamos detalhar esse componente que inclui as crianças?

Estamos falando do componente número III dessa portaria, que é:

III – Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança

Objetivos da Rede Cegonha:

I – fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses;

II – organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade; e

III – reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.

 

Observe como este assunto está nas provas. Vamos ao treinamento?

1. (CESPE/2013) No âmbito da Rede Cegonha, preconiza-se a realização da primeira semana de saúde integral (PSSI), que consiste em uma estratégia de saúde na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.

a) Os testes anti-HIV e VDRL são disponibilizados para realização apenas durante o pré-natal ou na maternidade. Após receber alta, a puérpera deverá procurar o serviço de saúde para realizar os testes fora da PSSI.

b) A condição de residência da família, a escolaridade da mãe e a renda familiar não são fatores de risco para o recém-nascido, embora seja necessário relatar tais informações no prontuário da criança.

c) Não se deve incluir a família nas consultas puerperais, pois a mulher pode se sentir constrangida com a presença do marido durante seus relatos.

d) O agendamento das consultas deve obedecer ao seguinte calendário previsto para o seguimento da criança: 2.º, 4.º, 6.º, 9.º, 12.º, 18.º e 24.º meses de vida.

e) Recomenda-se uma visita domiciliar na segunda semana após a alta do bebê. Caso o recém-nascido tenha sido classificado como de risco, a visita deverá acontecer nos primeiros seis dias após a alta.

Comentário: Letra d. Apesar de a banca tê-la considerado correta, é importante destacar que as consultas da criança de até 24 meses incluem, ainda, a consulta da 1ª semana de vida e a consulta de 1 mês.

Observe o nosso Caderno de Atenção Básica 33:

O Ministério da Saúde recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (na 1ª semana, no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário.

Letra a. Errada. É possível a realização dos testes dentro do puerpério, pois essa fase faz parte da rede cegonha.

Letra b. Errada. Condição de residência da família. A escolaridade da mãe e a renda familiar são fatores de risco.

Letra c. Errada. A família deve ser inserida na atenção ao pré-natal e em todas as fases do atendimento, inclusive no parto.

Letra e. Errada.

 

  1. (CESPE/2013) Julgue os itens acerca da atenção à saúde materno- infantil.

A rede Cegonha objetiva fomentar um novo modelo de atenção à mulher e à criança de 0 a 24 meses, com foco no pré-natal, no parto, no nascimento, no crescimento e no desenvolvimento da criança.

Comentário: Certo. Conforme verificado, a Rede Cegonha, além de incluir melhorias no pré-natal, parto e puerpério, atende também as crianças de 0 a 24 meses.

 

Finalizamos mais um artigo com dicas importantes no seu projeto de aprovação. Continue nos acompanhando nos cursos do Gran Cursos Online e na minha página do Facebook – professora Fernanda Barboza.

Lembre-se de que sonhar sem ação é apenas ilusão.

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta